Homepage
Historial Novas Produções Espectáculos em Repertório Escola da Máscara Festival de Máscaras e Comediantes
· "As Mulheres de Gil Vicente"
· "Os Três Capitães"
· "Confissões de um fumador de tabaco francês"

Os Três Capitães

Sinopse

Commedia dell'Arte. Descendente do Miles Gloriosus de Plauto, o Capitão é um fanfarrão que se faz passar por militar, mercenário e cavaleiro, gabando-se das suas aventuras, proezas e conquistas amorosas. Na
realidade é um falhado e um covarde, mas a sua arrogância e o aparato com que se apresenta assustam e maravilham a audiência.

No processo de recriação da Commedia dell'Arte que a companhia vem desenvolvendo nas suas mais recentes produções, estes três Capitães encontram-se no século XVIII e apresentam-se ao público, competindo pela sua atenção e narrando as suas proezas. Um Capitão português, que representa os grandes navegadores e descobridores portugueses, contrata um Capitão alemão, com problemas de dupla personalidade e um Capitão espanhol, cantador e conquistador de mulheres, para uma expedição marítima. Embarcam os três numa Nau que naufraga em alto mar e são transportados numa misteriosa viagem temporal para a nossa actualidade, desembarcando os três capitães no Terreiro do Paço durante uma manifestação do 1º de Maio. São então tomados como os salvadores da pátria, uma nova Tróica que vem salvar Portugal. Na tradição da Commedia dell'Arte os actores representam as situações num estrado, palco de rua Renascentista, com recurso à mímica, à música ao vivo, à dança, à esgrima e acima de tudo à Máscara. São os Capitães de Maio, que chegaram com uma semana de atraso depois do 25 de Abril.

Ficha Artística

Autoria – criação colectiva com dramaturgia de Filipe Crawford
Direcção e encenação – Filipe Crawford
Assistência de encenação – Ana Peres
Actores – Carlos Pereira, Fernando Cunha e Pedro Luzindro
Música – criação colectiva com direcção de Pedro Luzindro
Figurinos – Guarda-roupa da FC Produções Teatrais
Esgrima – Carlos Pereira
Máscaras – Nuno Pino Custódio
Produção Executiva – Sandra Simões
Direcção Técnica – Sérgio Melo
Agradecimentos: Orlando Reis

Mais informações

FC Produções Teatrais | Teatro Casa da Comédia
R. São Francisco de Borja, 22 - Tel.: 21 395 94 17/8 Fax: 21 395 94 19
Email: info@filipecrawford.com

Home Top
Equipa | Links | Contactos