Homepage
Historial Novas Produções Espectáculos em Repertório Escola da Máscara Festival de Máscaras e Comediantes
· Escola da Máscara
· Iniciação à Técnica da Máscara
· Estágios de Commedia dell'Arte
· Conferência sobre a Técnica da Máscara

Escola da Máscara

A Escola da Máscara é um projecto que tem como objectivo manter associadas as áreas da formação e da experimentação. Por Escola da Máscara entendo uma Escola de ensino teatral especializada no ensino da Técnica da Máscara, onde se praticará de forma continuada esta disciplina, mas onde também se terá a possibilidade de aprofundar áreas relacionadas através de Estágios pontuais.

O seu campo de acção abrange a tradição teatral Ocidental, com particular incidência no Teatro Grego e na Commedia dell'Arte, o Teatro Ritual e os Teatros Orientais onde a Máscara assume papel preponderante. Os desenvolvimentos contemporâneos de Encenadores e Pedagogos como Meyerhold, Coppeau, Lecoq, Strehler e Mnouchkine, com a sua particular atenção à Máscara como instrumento essencial do trabalho do actor são referências obrigatórias da Escola da Máscara. As descobertas de Stanislavsky, Decroux, Artaud, Brecht, Grotovsky, Brook e Barba, nos domínios da técnica do actor são igualmente objecto de estudo e de aprofundamento.

A linhagem directa da Escola da Máscara que preconizamos tem os seus Mestres em Mário Gonzalez, discípulo de Mnouchkine e professor do Conservatório de Paris, Ariane Mnouchkine, encenadora do Teatro du Soleil, Daniel Stein, discípulo de Decroux, Ferruccio Soleri, actor do Piccolo Teatro di Milano e Eugénio Barba, director do Odin Theatre.

O nosso objectivo é continuar a explorar as vias abertas por estes Mestres e desenvolver um trabalho de pesquisa, centrado na Técnica do Actor, apoiado numa prática de Escola de Formação Especializada e aberta à experimentação através da manutenção de um núcleo laboratorial.

A Escola da Máscara é uma escola de tradição oral, ou seja, a sua característica principal passa pelo ensino directo de mestre a discípulo. Embora os seus pressupostos teóricos se encontrem expostos e desenvolvidos em escritos teatrais constituintes de uma ampla bibliografia, o seu aspecto prático só pode ser compreendido pela transmissão directa.

Por este motivo o ensino ministrado não pretende ser abrangente e será sempre a transmissão de uma via pessoal e única que teremos o cuidado de confrontar com outras vias proporcionando sempre que possível a realização de Estágios complementares e opcionais em áreas afins à técnica da Máscara.

Filipe Crawford

Mais informações

FC Produções Teatrais | Teatro Casa da Comédia
R. São Francisco de Borja, 22 - Tel.: 21 395 94 17/8 Fax: 21 395 94 19
Email: info@filipecrawford.com

Home Top
Equipa | Links | Contactos