Homepage
Historial Novas Produções Espectáculos em Repertório Escola da Máscara Festival de Máscaras e Comediantes
· VIII Festival Internacional de Máscaras e Comediantes
· Histórico VII Festival
· Histórico VI Festival
· Histórico V Festival
· Histórico IV Festival
· Histórico III Festival
· Histórico II Festival
· Histórico I Festival

VI Festival Internacional de Máscaras e Comediantes
Em co-produção com EGEAC de 22 de Agosto a 9 de Setembro de 2007
(Castelo de S. Jorge e Museu da Marioneta)

O Festival Internacional de Máscaras e Comediantes apresenta-se nesta sua VI edição com um formato de transição – um momento de reflexão e renovação a pensar num crescimento futuro. A abertura aos PALOP – países da comunidade lusófona – é uma das vertentes inovadoras desta edição, esforço que se pensa manter em posteriores edições, convidando sempre uma companhia de um destes países. Este ano a companhia convidada é o Grupo de Teatro do Centro Cultural Português – IC, do Mindelo, que se apresenta com “O Doido e a Morte” de Raul Brandão. As restantes companhias estrangeiras nesta VI edição vêm de Itália e Espanha, continuando uma tradição de intercâmbio de espectáculos entre companhias europeias de Commedia dell’Arte: o Teatro Viaggio, de Bergamo, apresenta-se pela terceira vez neste Festival com o seu mais recente espectáculo, “Filtri di Vini”, de Marco Rota e o Teatro del’Finikito, de Alcalá de Henares traz um “Arlequino, Servidor de Dos Patrones”, de Goldoni, encenado por Carlo Boso. Um terceiro espectáculo vem de Itália, interpretado e concebido por Antonio Fava, que também dirige um Estágio de Commedia dell’Arte para a Escola da Máscara, no Museu da Marioneta. O espectáculo de Fava, intitulado “Pulcinella’s War”, debruça-se sobre esta máscara particular e intrigante da Commedia dell’Arte e consiste sem dúvida num dos pontos altos do Festival. As companhias portuguesas presentes marcam o regresso do Teatro ESTE, com “O Filho de Dona Anastácia” de Nuno Pino Custódio, que também assina “Eles São Gente”, espectáculo do Três Tempos Teatro, o Teatro Em Branco, que apresenta a peça “Aniñando” e a companhia da casa, a FC Produções Teatrais, que apresenta a sua mais recente produção, “Monstros às Escuras”, de Roland Dubillard e “Otário Doing”, um espectáculo de mímica e teatro gestual estreado em 2005, assinado por Filipe Crawford e Filipe Abranches, com duas apresentações no Museu da Marioneta.

O Festival conta, como habitualmente, com os magníficos espaços do Castelo de São Jorge e do Museu da Marioneta, cedidos pela EGEAC, onde se desenrolam todos estes eventos durante três semanas. O Museu da Marioneta, que acolhe um estágio de Commedia dell’Arte dirigido por Antonio Fava e que terá uma apresentação final no encerramento do Festival, vai ter presente uma exposição de máscaras deste actor e mestre do teatro de Commedia. No Castelo de São Jorge decorrem, de 5ª feira a Sábado, espectáculos ao ar livre num palco especialmente montado no Castelejo para o efeito.

Certos de que esta programação será do agrado do nosso público, que esperamos continue a crescer, desejamos a todos um bom Festival, fazendo votos de que para o ano, possamos fazer mais e melhor.

Filipe Crawford

A parceria entre a EGEAC e a FC Produções Teatrais nasceu em 2005 da vontade de co-produzir, em equipamentos culturais e históricos sob gestão da EGEAC, um festival que levasse à cena o património teatral da Commedia dell'Arte e das expressões performativas que colhem nela a inspiração e a reinventam e fundem com novas linguagens. Iniciou-se, assim, uma colaboração profunda que se mantém e desenvolve, aceitando desafios a cada edição. Em 2007, um dos reptos foi a integração das melhorias cénicas e acústicas levadas a cabo pela EGEAC na Capela do Museu da Marioneta na programação dos espectáculos. Assim, para além do palco da zona monumental do Castelo de São Jorge num ambiente em que o cenário envolve as muralhas do Castelejo, integrando-as como espaço cénico teremos, também, um segundo palco, aumentando o número de representações incluídas no Festival.

Outros desafios se colocaram e colocarão no futuro, permitindo que o Festival cresça a cada edição, impulsionado por todos os que o acarinham e, em especial, pelo público.

O Conselho de Administração da EGEAC

Programação

Espectáculos

FC PRODUÇÕES TEATRAIS
“ Monstros às Escuras”
23 e 24 de Agosto | 22h00 | Castelo de São Jorge (Castelejo)

GRUPO DE TEATRO DO CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS - IC
“O Doido e a Morte”
25 de Agosto | 22h00 | Castelo de São Jorge (Castelejo)

FC PRODUÇÕES TEATRAIS
“Otário Doing em Portugal”
26 de Agosto e 2 de Setembro | 19h00 | Museu da Marioneta (Capela)

ESTE – ESTAÇÃO TEATRAL DA BEIRA
“O Filho da Dona Anastácia”
30 de Agosto | 22h00 | Castelo de São Jorge (Castelejo)

TRÊS TEMPOS TEATRO
“Eles São Gente”
31 de Agosto | 22h00 | Castelo de São Jorge (Castelejo)

TEATRO VIAGGIO
“Filtri di Vini”
1 de Setembro | 22h00 | Castelo de São Jorge (Castelejo)

TEATRO EM BRANCO
“Aniñando”
6 de Setembro | 22h00 | Castelo de São Jorge (Castelejo)

EL TEATRO DEL FINIKITO
“Arlequino, Servidor de Dos Patrones”
7 de Setembro | 22h00 | Castelo de São Jorge (Castelejo)

ANTÓNIO FAVA
“Pulcinella`s War”
8 de Setembro | 22h00 | Castelo de São Jorge (Castelejo)

ANTÓNIO FAVA
Apresentação Final do Estágio de “Commedia dell`Arte”
9 Setembro | 19h00 | Museu da Marioneta (Capela)

Exposição e Estágio no Museu da Marioneta

As Máscaras de Antonio Fava ou “Face” à Comedia

Estágio A COMMEDIA DELL’ARTE, por António Fava,
início a 27 de Agosto e apresentação final a 9 de Setembro, total de 60 horas


Mais informações

R. São Francisco de Borja, 22
Tel.: 21 395 94 17/8
Fax: 21 395 94 19
Email: info@filipecrawford.com

Home Top
Equipa | Links | Contactos