Homepage
Historial Novas Produções Espectáculos em Repertório Escola da Máscara Festival de Máscaras e Comediantes
· "A História do Tigre"
· "Os Monstros Sagrados"
· "Portugal Naif"
· "Monstros em Cuecas"
· "As Aventuras de João Padão à Descoberta da América"
· "Surtida de Caretos"
· "A Construção"
· "Monstros III - O Regresso"
· "As Mulheres de Gil Vicente"
· "Andorinhas Ingénuas"
· "Münchhausen - As Maravilhosas Aventuras e Viagens do Barão por terra e Mares"
· "Monstros Com Sagrados"
· "A Dança do Diabo"
· "Commedia all'Improviso"
· "O Concerto"
· "Fora para dentro à volta do centro"
· "Perdido entre carta e selos"
· "Os Três Cabelos de Ouro do Diabo"
· "O Santo Jogral Francisco"
· "As Desventuras de Isabella"
· "Otário Doing em Portugal"
· "Arlequim Servidor de Dois Amos"
· "Monstros às Escuras"
· "A Commedia que se julgava que estava morta"
· "Otário Doing Again"
· "O 1º Milagre do Menino Jesus"

"Otário Doing em Portugal"

Sinopse

Este projecto, que se pode classificar como experimental, insere-se no âmbito do nosso trabalho de pesquisa sobre a máscara, utilizando em particular as técnicas do teatro gestual. Partindo de uma série de máscaras da autoria de Renzo Antonello, máscaras inteiras Expressivas e Larvares, vocacionadas para o trabalho da Mímica e da Pantomima, pretende-se contar uma história para todos os públicos.

Destinado às escolas, mas também pensado para a exportação internacional, já que a barreira da língua é minorada pela forte componente mímica e figurativa deste espectáculo, o projecto assenta na história de uma personagem central, “Otário Doing”, um turista inglês que vem de férias a Portugal. As aventuras deste turista em Portugal servem de pretexto para a evocação de uma série de lugares comuns da nossa cultura e do nosso quotidiano, incluindo algumas incursões pela nossa história nacional.

Estabelecendo um paralelo com a linguagem da banda desenhada, o espectáculo, que conta com a colaboração do desenhador e argumentista de banda desenhada Filipe Abranches, propõe uma abordagem bem humorada do tema que é tratado ao estilo dos “cartoons” e tiras de BD. O objectivo deste projecto é, para além do entretenimento, desenvolver a capacidade figurativa do público infantil e não só em visualizar espaços e situações sugeridas pela mímica dos actores.

O espectáculo contará ainda com uma banda sonora evocativa da nossa cultura musical que ficará a cargo do músico Fernando Mota.


O que disse a crítica

“Um outro ponto a favor deste tipo de aproximação entre as artes de Talma e da BD, radica-se no ganho que em termos de ritmo de palco e narração as adaptações conhecem. É o que acontece nesta curiosa peça com um título que é um achado. Otário Doing in Portugal. (...) Como resultado final, serve-se uma história para todos os públicos.”
AG - Magazine Artes

“Desde a mocinha sedutora, ao taxista desenfreado, passando pelo empregado de mesa sisudo, e o pérfido vilão que em todo lado persegue o turista criam uma série de episódios bem-humorados, capazes de suscitar umas fortes gargalhadas na audiência.”
Rita Hipólito - A Capital

Ficha Artística/Técnica

Autoria - Filipe Crawford e Filipe Abranches • Encenação - Filipe Crawford • Assistência de Encenação – Guilherme Noronha • Cenários e Figurinos - Filipe Abranches e Filipe Crawford • Música Original - Fernando Mota • Desenho de Luz – Nuno Gomes • Design do Cartaz e Programa - Carlos Francisco • Execução de Cenários e Figurinos - Pape 5, Lda. • Interpretação: David Pereira Bastos e João Paulo Silva

Mais informações

R. São Francisco de Borja, 22 - Tel.: 21 395 94 17/8 Fax: 21 395 94 19
Email: info@filipecrawford.com

Home Top
Equipa | Links | Contactos